O Centro de Serviços Compartilhados é um método de organização e operação onde processos de suporte de uma empresa (processos de grande volume, de baixo valor agregado e baseado em transações) são identificados, separados e administrados como processos de negócio independentes, apoiados por práticas e sistemas comuns.

Os objetivos da implementação deste método são:

  • Obter economia de escala nas operações realizadas em diversas localizações
  • Desenvolver processos e sistemas padronizados para garantir uniformidade através da organização
  • Acelerar o ritmo da implementação de melhorias nos processos
  • Obter o melhor nível de controle sobre os processos críticos
  • Flexibilizar a organização para implementar as mudanças chaves

Os processos mais adequados para aplicação deste método são:

 

O Centro de Serviços Compartilhados aplicado de forma eficaz estabelece uma relação fornecedor /Cliente com as unidades de negócio e utiliza índices de desempenho quantificados para influenciar o comportamento e mensurar os resultados.

Como benefício pode se obter:um portfólio complexo de processos e relacionamentos, possibilitando o fornecimento de serviços para toda a empresa com o menor custo possível.

 

Share